A festa que teve início no último dia 25, foi finalizada no dia 28 de agosto na Sede Nacional das Assembleias de Deus Brasil (ADBRASIL), momento este em que se comemora os 108 de fundação da Assembleia de Deus em todo o Brasil. O encerramento do evento aconteceu juntamente com o 1º Congresso Internacional de Senhores, marcado por muita alegria, onde os fiéis reunidos agradeceram a Deus pelo privilégio de viver esse marco histórico.
A celebração contou com a participação do grande coral composto por aproximadamente 500 vozes, com caravanas vindas dos interiores e campos de todo o Estado, além de representantes, pastores e missionários de outros países como – Venezuela, Guiana Inglesa e Moçambique.
Os pastores e suas esposas missionárias que compõem a Convenção da igreja também estavam presentes, ladeados de pastores conhecidos nacionalmente dentre eles – pr. André Matias, de São Paulo, pr. Walmir Carvalho, de São Paulo, pr. Arnaldo Dias, de Minas Gerais e o cantor Fabiano Barcellos que relembrou canções que marcaram vidas.
Para o pastor e Missionário Carlos Aliendres, que atualmente lidera a igreja em Santa Helena de Uairén – Venezuela, foi motivo de grande satisfação fazer parte da celebração. “Essa festa dos 108 anos da nossa igreja ADBrasil, em especial o Congresso dos Senhores, foi uma benção grande demais. Para mim essa festa foi uma das melhores que a nossa igreja tem feito. E olha que a nossa igreja faz muitas festas lindas, mas essa festa de senhores foi muito importante, porque a maioria de nós, os homens da nossa igreja às vezes ficamos um pouco só observando e desta vez nossos senhores foram protagonistas. Tiveram uma oportunidade mais direta nesse trabalho”, relatou.
O maestro e regente Lúcio Lima, que conduziu os louvores do grande coral, também falou da sua experiência em participar pela primeira vez na história da ADBrasil de uma festa tão grandiosa. “Pra mim foi muito prazeroso ter participado deste primeiro congresso de senhores da nossa ADBrasil de Roraima. Foi desafiador, mas Deus foi muito maravilhoso para conosco e tem mais, se sentir útil fazendo a obra foi muito especial pra mim. Relembrei os tempos de estar sendo útil na obra”, disse.
Durante a festa de encerramento estiveram presentes duas das pioneiras que muito contribuíram para a implantação e o crescimento da igreja em Roraima - a irmã Dorcas de Oliveira Lobato, filha do pastor Joviniano de Oliveira Lobato (3º Presidente da ADBrasil entre 1952 - 1954). Ela relatou o quão se sente honrada em fazer parte dessa obra.
“Eu sou veterana nessa igreja. Cheguei aqui em 1953, e estive no pastorado do meu pai, Joviniano de Oliveira Lobato e aqui estou até os dias de hoje. Já trabalhei nesta igreja, já fiquei muito tempo aqui e hoje estou impossibilitada, não posso andar, mas a minha boca é aberta para falar de Jesus”, contou.
A irmã Diva Sindeaux, esposa do pastor Rubens Arrais Sindeaux (in memoriam), também participou da celebração. Ambas foram consagradas pelo presidente da ADBrasil – Isamar Ramalho, com o consentimento de toda a igreja e agora ocupam o cargo de missionárias.