A Câmara Municipal de Boa Vista realiza nesta quinta-feira (21), às 9h, uma sessão solene em homenagem aos 110 anos da Assembleia de Deus em Roraima (ADBrasil). A iniciativa é do vereador pastor Gill Rocha (PODE) e acontecerá no Plenário da Casa Legislativa.
A solenidade contará com a presença do pastor Isamar Ramalho, presidente da ADBrasil, além de pastores e líderes da instituição. Durante o evento, será entregue a Medalha de Bom Samaritano à Assembleia de Deus e placas de reconhecimento aos integrantes da diretoria da igreja.
Segundo o propositor da homenagem, a solenidade tem o objetivo de valorizar a trajetória histórica e social da Assembleia de Deus no Estado. “A proposta de Sessão Solene visa justamente homenagear essa grande instituição que está no estado desde 1915, quando o pioneiro, Cordolino Teixeira Bastos, iniciou o trabalho de evangelização. E, no dia 28 de agosto, nós completaremos 110 anos de serviço evangelístico, de atendimento social, reconciliando famílias, conciliando lares, fazendo um trabalho espiritual e social dentro do estado de Roraima, que é fundamental para o equilíbrio da sociedade”, disse o pastor Gill.
Uma história de perseverança
A Assembleia de Deus chegou a Roraima em 1915, fruto da missão iniciada em Belém do Pará pelos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. O pioneiro Cordolino Teixeira Bastos, vindo do Ceará, trouxe a mensagem pentecostal para Vila do Carmo (atual Boa Vista), onde realizou o primeiro batismo em águas no igarapé Sangrador. Após seu falecimento, em 1937, outros pastores deram continuidade à obra, expandindo a igreja para comunidades rurais, municípios do interior e populações indígenas, sempre mantendo firme a vocação missionária.
Em 1998, a liderança passou para o pastor Isamar Pessoa Ramalho, primeiro roraimense a presidir a ADBrasil. Desde então, a igreja viveu um crescimento sem precedentes: o número de templos passou de 81 para mais de 540, muitos climatizados e acessíveis, e a membresia saltou de 8 mil para cerca de 80 mil pessoas. Além da expansão física, a igreja consolidou projetos sociais como a distribuição de cestas básicas, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, investimentos em educação e capacitação de obreiros.
Com forte atuação missionária, a Assembleia de Deus em Roraima mantém trabalhos em países como Venezuela, África, Peru, Panamá, Colômbia e Guiana Inglesa. Também está presente em 119 comunidades indígenas do estado, além de atuar no Baixo Rio Branco e em diversas regiões ribeirinhas, levando não apenas a mensagem do evangelho, mas também assistência social.
Ao longo de 110 anos, a ADBrasil se consolidou como referência espiritual, social e comunitária em Roraima, fiel à missão de cumprir o “ide” de Jesus Cristo e impactar vidas para o Reino de Deus.