Ao saber sobre a invasão russa na Ucrânia, o pastor polonês Henryk Skizypkowski e sua igreja começaram a comprar camas, cobertores e outros suprimentos para o iminente fluxo de refugiados.O pastor descreveu as iniciativas como um passo de fé, e alega que agora a Igreja Batista de Chelm estará abrigando mais de 200 refugiados que cruzaram a fronteira ucraniana para a Polônia.
A igreja de Skizypkowski, juntamente com muitas outras congregações na região , está servindo como uma linha de recepção para aqueles que fogem da guerra na Ucrânia, a maioria são mulheres e crianças já que os homens foram orientados a ficar para trás para lutar.
“Eles removeram todos os bancos, removeram o púlpito. Eles realmente têm beliches espalhados por toda a igreja, além de fornecer alimentos e roupas. Eles estão fazendo um ótimo trabalho ajudando aqueles que estão realmente sofrendo agora”, disse Chitwood, que chegou à Polônia na segunda-feira.
Segundo Faith Wire, Skizypkowski acredita que esse momento é histórico e espiritual, e que esse é o momento em que Deus criou uma nova situação entre as nações, um novo futuro. Segundo ele, agora existe uma unidade espiritual.
O pastor explicou que existem cerca de 6.000 batistas em cerca de 100 igrejas espalhadas pela Polônia, muitos dos quais abriram suas casas e seus corações para refugiados ucranianos em busca de segurança.
Fonte: Gospel Prime